O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) confirmou, na tarde de sexta-feira (9), que a empresa responsável pelo aterro da ponte sobre o Rio Turvo, na ERS-518, entre os municípios de Braga e Campo Novo, começará a mobilização para o início das obras já na próxima semana.
Segundo o órgão, a estrutura da ponte está concluída, com um investimento de R$ 5,7 milhões. Agora, resta apenas a execução do aterro que conectará a ponte à rodovia.
A obra estava paralisada desde novembro de 2023. O DAER justificou o atraso pelas fortes enchentes que atingiram o estado nos meses de abril e maio de 2024. Os temporais causaram sérios danos à malha viária estadual, exigindo o redirecionamento de equipes e recursos. No total, dez pontes foram destruídas, comprometendo o acesso a diversas localidades.
Apesar da confirmação do reinício dos trabalhos, ainda não foram divulgadas informações sobre a empresa responsável, o valor da obra de aterro e o processo licitatório adotado.
A retomada das obras ocorre após cobranças firmes do prefeito de Campo Novo, Pedro dos Santos, o Pedrinho, durante o 43º Congresso de Municípios do RS, realizado nesta semana em Erechim. Na ocasião, ele participou de audiências com o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costela, e com o chefe de gabinete da pasta, Pablo.
Em contato com a redação, o prefeito informou que viajará a Porto Alegre ainda nesta semana para tratar de duas pautas prioritárias. A primeira é justamente a oficialização do início das obras de aterro da ponte, bem como a obtenção de informações técnicas sobre a execução. A segunda é a reabertura do Hospital de Caridade de Campo Novo, interditado na semana passada. Audiências com a Secretaria Estadual da Saúde já estão agendadas.
Foto: Observador Regional
Fonte: Portal Diário | Com informações do Observador Regional