A partir do início desta semana, uma frente fria começa a avançar sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuva e risco de temporais isolados com granizo e raios, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do estado. Os volumes mais elevados devem acontecer no Alto Uruguai, Campos de Cima da Serra e no Litoral Norte, nas proximidades de Torres.
Com o avanço da frente fria, uma intensa massa de ar polar ingressa no estado ao longo do dia, causando uma queda acentuada nas temperaturas e ampliando a sensação de frio, intensificada por ventos moderados a fortes. À noite, o clima passa a ser marcado por muito frio, com possibilidade de precipitações invernais isoladas — como neve e chuva congelada — em áreas do Sul e do Norte gaúcho.
Esta onda de frio polar, considerada a mais forte do ano até o momento, vai aumentar o sofrimento das comunidades afetadas pelas recentes enchentes. A previsão aponta para geada generalizada e temperaturas congelantes, especialmente nas madrugadas de terça e quarta-feira. Nesse período, as mínimas poderão alcançar marcas excepcionalmente baixas antes de uma leve recuperação nas tardes.
Entre quarta e quinta-feira, a massa de ar polar começa a perder intensidade e se desloca para o Oceano Atlântico, mas o frio e as geadas continuam a dominar as manhãs. A previsão indica uma lenta recuperação das temperaturas após este episódio de frio extremo no Rio Grande do Sul.
Foto: Mauro Schaefer
Com informações da METSUL Meteorologia e Correio do Povo