O Governo do Rio Grande do Sul deu um passo decisivo para ampliar a infraestrutura de integração com a Argentina. Liderado pelo vice-governador Gabriel Souza, o Estado articula a construção de três novas pontes internacionais sobre o Rio Uruguai, conectando municípios gaúchos diretamente ao país vizinho. A iniciativa visa impulsionar o comércio, o turismo e a mobilidade nas regiões de fronteira.
Projeto em andamento
O contrato com a Caixa Econômica Federal, no valor de R\$ 553 mil, já foi assinado para a elaboração dos termos de referência e assessoria técnica. Esses documentos serão a base para os anteprojetos das travessias, etapa indispensável para viabilizar obras futuras.
As três pontes previstas ligarão:
- Porto Mauá (RS) – Alba Posse (Argentina)
- Tiradentes do Sul (RS) – El Soberbio (Argentina)
- Itaqui (RS) – Alvear (Argentina)
Atualmente, o deslocamento nesses trechos depende exclusivamente de balsas, que frequentemente enfrentam paralisações por motivos climáticos ou operacionais. Em Itaqui, por exemplo, a balsa ficou oito meses parada em 2024, impactando a economia local.
Etapas já concluídas
- Em *março de 2025, o governo estadual assinou um *protocolo de intenções com o Ministério dos Transportes, assumindo a responsabilidade pelos anteprojetos.
- Em abril, foi firmada a parceria com a Caixa para a preparação dos estudos técnicos.
- Agora, o Estado busca autorização da Argentina para realizar topografias e estudos no território vizinho.
Impacto estratégico
Segundo o vice-governador Gabriel Souza, os anteprojetos permitirão ao Estado apresentar propostas estruturadas ao Governo Federal e a organismos internacionais em busca de financiamento. “Sem o anteprojeto, não há como captar recursos nem sair do papel”, destacou.
Hoje, o RS conta com apenas duas pontes com ligação direta à Argentina:
- Uruguaiana – Paso de los Libres
- São Borja – Santo Tomé
Além disso, está em fase avançada o projeto da ponte Porto Xavier – San Javier, que será executada pelo governo federal.
Com as novas pontes, o RS busca integrar-se ainda mais às rotas bioceânicas, que ligam os oceanos Atlântico e Pacífico por meio de corredores logísticos estratégicos, passando por Argentina, Paraguai e Chile.
Próximos passos
A previsão é de que os anteprojetos estejam finalizados até abril de 2027. Após essa etapa, o governo poderá buscar o financiamento necessário para a construção das obras, que serão fundamentais para o desenvolvimento regional.
Resumo do cronograma:
Etapa | Previsão |
---|---|
Conclusão dos anteprojetos | Até abril de 2027 |
Envio à União | Após conclusão |
Captação de recursos | Entre 2027 e 2028 |
Início das obras (estimado) | Após liberação de verbas |
A articulação das novas pontes reflete o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da infraestrutura e a integração regional. Com planejamento técnico, cooperação institucional e visão estratégica, o RS avança rumo a uma maior conexão com a América do Sul.

Fotos: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Com informações do Governo do RS