
Um homem foi preso em flagrante e um estabelecimento comercial foi interditado nesta quarta-feira (30), em Carazinho, durante uma operação de fiscalização sanitária coordenada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre. A ação contou com a participação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Proteção aos Direitos do Consumidor (DECON/DEIC), e de diversos órgãos de fiscalização, como a Vigilância Sanitária Municipal, SEAPI e PATRAM.
A operação, de caráter permanente e realizada mensalmente em diferentes municípios do estado, tem como objetivo combater crimes contra a relação de consumo e garantir a segurança alimentar da população.
Durante a fiscalização em mercados da cidade, um dos estabelecimentos vistoriados apresentou diversas irregularidades sanitárias consideradas graves. Foram apreendidas e inutilizadas quase duas toneladas de carnes impróprias para o consumo humano, que estavam vencidas, sem procedência ou armazenadas de forma inadequada. Outros alimentos também foram encontrados em condições semelhantes.
Diante das irregularidades, o responsável pelo mercado foi preso em flagrante e deve responder por crime contra as relações de consumo. O local foi interditado pelas autoridades.
As ações continuarão ocorrendo em diferentes regiões do estado, visando proteger a saúde dos consumidores e responsabilizar estabelecimentos que não cumpram com as normas sanitárias e legais.
Fonte: Portal Diário, com informações de Portal Carazinho News/ PCRS