Instabilidade atinge principalmente a Metade Norte do estado, com risco de trovoadas e granizo isolado. Temperaturas seguem baixas durante a tarde.

A semana começa com tempo instável no Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, a chuva volta a ganhar força nesta segunda-feira (4), especialmente na Metade Norte do estado. Há risco de precipitações localmente fortes, com possibilidade de trovoadas e ocorrência isolada de granizo.
O fim de semana já foi marcado por volumes elevados de chuva em diferentes regiões gaúchas. Os acumulados variaram entre 50 mm e 100 mm em diversos pontos, incluindo Porto Alegre e sua região metropolitana, onde foram registrados alagamentos. No Centro do estado, algumas localidades ultrapassaram os 100 mm — cenário que reforça o alerta para novos transtornos.

Segundo a previsão, após uma breve trégua na tarde e noite de domingo (3), novas áreas de instabilidade se formaram na madrugada desta segunda, atingindo grande parte do território gaúcho, com exceção de municípios mais ao Oeste e Sul, especialmente na faixa de fronteira com o Uruguai.
A instabilidade deve se concentrar principalmente nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste, Centro e parte do Leste do estado. A chuva pode variar de intensidade moderada a forte, com pancadas localmente torrenciais. Embora o risco de vendavais seja baixo, não está descartada a possibilidade de granizo isolado.
A tendência é de que a chuva persista ao longo do dia, mas perca força gradualmente no final da tarde e à noite em várias regiões, cessando em muitos locais até o fim desta segunda-feira.
Além da chuva, o ar frio contribui para uma tarde gelada em Porto Alegre, na região metropolitana, nos vales, Serra e Litoral Norte. As máximas devem variar entre 11ºC e 13ºC, e, na Serra, podem ficar abaixo dos 10ºC.
A MetSul reforça o alerta para que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e adote medidas preventivas diante dos riscos associados à chuva forte e ao frio.
Fonte: Portal Diário, METSUL Meteorologia