
Uma comitiva de tradicionalistas da 20ª Região Tradicionalista (RT) iniciou, na manhã desta quinta-feira (14), a viagem rumo a Caxias do Sul para participar da cerimônia estadual de geração e distribuição da Chama Crioula 2025. O evento, que marca oficialmente o início dos Festejos Farroupilhas, ocorrerá nesta sexta-feira (15) e sábado (16) no Parque de Eventos da Festa da Uva.
Após a solenidade, cerca de 1.500 cavaleiros, representando 30 RTs, conduzirão centelhas da chama por todo o Rio Grande do Sul. A delegação da 20ª RT conta com 23 integrantes, sendo 14 cavaleiros e nove membros da equipe de apoio, vindos de CTGs de Humaitá, Três Passos, Tenente Portela, Boa Vista do Buricá e Vista Gaúcha.
Neste ano, Humaitá será a sede do ato regional de geração e distribuição da Chama Crioula. A cavalgada percorrerá 506 km entre Caxias do Sul e Humaitá, em um trajeto que deve durar cerca de 20 dias, com média de 35 a 40 km diários. Todo o percurso, incluindo paradas para alimentação e pernoite, foi planejado com antecedência.
O CTG Epopéia Farroupilha, de Humaitá, é representado pelo patrão Eugênio Geraldo Batista e pelos campeiros Ary Werner, Ramiro Rodrigues de Almeida e Ademir Baumgarten. A chegada da comitiva está prevista para as 13h30 do dia 5 de setembro.
Na mesma data, às 17h, os cavaleiros seguirão para a propriedade do tradicionalista Hélio Schuster, homenageado deste ano, onde será gerada a Chama Crioula da 20ª RT e realizada a fusão com a centelha trazida de Caxias do Sul. A programação inclui cerimônia e apresentações no Parque de Rodeios Alfredo Arthur Schuster, fandango com entrada gratuita animado por Marcelo Teixeira e Grupo, e comemorações pelos 40 anos do CTG Epopéia Farroupilha e pelo cinquentenário da 20ª RT.
No dia 6 de setembro, pela manhã, ocorrerá a distribuição da Chama Crioula para cavaleiros que a levarão a CTGs de toda a região, em preparação para a abertura da Semana Farroupilha. A expectativa é reunir cerca de 700 cavaleiros em Humaitá durante os dois dias de programação.
Fonte: Portal Diário, com informações da Radio Alto Uruguai