
Durante a Expointer, em Esteio, na última sexta-feira (5), o governador Eduardo Leite se reuniu com o embaixador da Argentina no Brasil, Guillermo Daniel Raimondi, para tratar de temas estratégicos de cooperação entre os dois países. Entre os assuntos esteve a construção de três novas pontes internacionais, incluindo a ligação entre Tiradentes do Sul e El Soberbio.
Leite detalhou ao diplomata os avanços na fase preparatória dos projetos das travessias que devem conectar o Rio Grande do Sul à Argentina também em Itaqui–Alvear e Porto Mauá–Alba Posse. Apesar de a execução das obras ser responsabilidade da União, o governo estadual assumiu a tarefa inicial de estruturar os estudos técnicos.
Em abril, o Estado firmou com a Caixa Econômica Federal um contrato de R$ 553 mil para elaborar os termos de referência que possibilitarão a contratação dos anteprojetos das pontes.
Segundo o governo gaúcho, a reunião foi marcada por um “diálogo construtivo”, com foco em turismo, transporte e energia. Um dos pontos ressaltados pelo governador foi a celebração dos 400 anos das Missões Jesuíticas, prevista para 2026, considerada uma oportunidade de fomentar cultura, história e desenvolvimento econômico em parceria com o país vizinho.
Outro tema abordado foi o projeto de interligação ao gasoduto de Vaca Muerta, na província de Neuquén, onde está localizado um dos maiores reservatórios de gás natural não convencional do mundo. A proposta prevê a construção de um gasoduto entre Uruguaiana e Porto Alegre, orçado em cerca de US$ 1 bilhão, que permitirá trazer gás argentino para o território gaúcho.
Fonte: Portal Diário
Foto: Divulgação