Escrito por 09:09 Geral

3ª CAMINHADA DA PREMATURIDADE REFORÇACUIDADO E ACOLHIMENTO EM IJUÍ

A prematuridade é um testemunho da força dos bebês, das famílias e de quem cuida. Com o objetivo de reforçar a importância do cuidado humanizado ao prematuro e do apoio às famílias que vivenciam a experiência, principalmente da internação em UTI Neonatal, a Unimed Noroeste/RS, a Secretaria Municipal de Saúde, os Programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz, o Hospital de Clínicas Ijuí, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e o Centro Especializado de Reabilitação (Unir), se uniram para promover a 3ª Caminhada da Prematuridade, em Ijuí.

A Caminhada da Prematuridade é um evento para reforçar a importância de informar, sensibilizar e acolher. A ação foi realizada neste domingo, 23, ao redor da Praça da República e contou com a participação de representantes das instituições promotoras, bem como de demais entidades e famílias que tiveram seus bebês de forma prematura. O movimento segue crescendo e se fortalecendo no município de Ijuí, sendo uma rede de cuidado para que cada bebê prematuro tenha, de fato, um começo saudável e um futuro brilhante.

As ações alusivas à prematuridade fazem parte do Novembro Roxo, que neste ano tem como tema: “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”, mobilizando a sociedade para os desafios enfrentados por bebês prematuros e suas famílias. “A caminhada busca sensibilizar a comunidade, promover informação e fortalecer o apoio às famílias que vivenciam a experiência de ter um bebê prematuro”, ressalta a supervisora de Enfermagem da Área Materno Infantil do Hospital Unimed Noroeste/RS, Daiane Zambon Dockhorn.

Programação da semana no Hospital Unimed – A Caminhada da Prematuridade fechou a programação da Semana da Prematuridade do Hospital Unimed Noroeste/RS. Entre as ações, foi realizada uma Mesa Redonda com a equipe multidisciplinar da UTI Neonatal, composta pela médica obstetra, Nádia Ceolin, pelo médico pediatra, Luis Antonio Jacques Soares, pelas enfermeiras Daiane Zambon Dockhorn e Cássia Danieli Assunção, pela fisioterapeuta Carina Corso Alves, pela psicóloga Débora Andrade e pela fonoaudióloga Lilian Kopp Cuti Espindola, que compartilharam orientações e práticas de acolhimento desde a gestação até o desenvolvimento do bebê prematuro.

Além disso, houve apresentação sobre “Assistência segura ao prematuro”, com a médica pediatra Simone Minuzzi Catto Vaz, que abordou os cuidados essenciais com a termorregulação e a importância de reduzir estímulos que possam causar desconforto aos pequenos e, na sequência, o pediatra Maurício Bortolini apresentou os protocolos de prematuridade, envolvendo avaliações oftalmológicas, ultrassonografias cerebrais, manejo da icterícia neonatal e uso adequado de surfactante e antibióticos.

Para encerrar o encontro, a professora Simone Zeni Strassburger, do curso de Fisioterapia da Unijuí, compartilhou o trabalho desenvolvido no Projeto Prematuros.

Núcleo de Marketing e Comunicação
Textos: Fernando Goettems (MTb 16.209),
Jaíse Schumann (MTb 17.199) e
Paola Machado (MTb 20.080)

Portal Diário