Escrito por 14:27 Geral

Alergia a medicamento prescrito pode ter matado bebê em hospital, diz família

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da morte de uma bebê recém-nascida no Hospital de Caridade de Santo Cristo. O falecimento ocorreu no último dia 18 de novembro, por volta das 20h, após a mãe, moradora de Alecrim, dar entrada na instituição para o parto.

A família da mãe afirma que houve negligência médica durante o procedimento. Em relato nas redes sociais, o avô da criança descreveu que a mãe deu entrada no hospital às 15h e foi submetida a um procedimento por volta das 19h30.

Orientação médica via telefone

Segundo o relato, durante o período de espera, a mãe apresentou fortes dores e chegou a desmaiar. O avô ainda alega que o médico responsável teria orientado, por telefone, a administração de um medicamento ao qual a paciente era alérgica, o que, conforme a família, resultou na morte da recém-nascida.

A investigação
O inquérito é conduzido pelo delegado Delvéquio Moisés Kronbauer, que informou que a investigação reunirá provas, oitivas de testemunhas e análises técnicas periciais para verificar se houve negligência, imprudência ou imperícia por parte do corpo clínico.
O delegado afirmou: “Assim que recebi a notícia do fato, determinei a instauração de inquérito policial para investigar os fatos”. Ele acrescentou que as informações iniciais indicam que a morte teria ocorrido no parto ou antes dele.

Hospital afirma atendimento correto

O Hospital de Caridade de Santo Cristo manifestou solidariedade à família e garantiu, em nota, que todo o atendimento prestado seguiu protocolos técnicos e éticos. A instituição informou que está à disposição para esclarecimentos.
A prefeitura de Santo Cristo também divulgou comunicado lamentando o ocorrido. O executivo municipal solicitou ao hospital o prontuário médico completo e o acompanhamento da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde no caso.

Convênio cancelado

O município de Alecrim, onde reside a mãe da bebê, cancelou imediatamente o convênio que mantinha com o Hospital de Caridade. A nova referência para atendimentos de Alecrim passa a ser o Hospital Vida e Saúde, localizado em Santa Rosa.

Fonte: Portal News
Portal Diário