Escrito por 11:12 Crissiumal

PROJETO EDUCAÇÃO FISCAL ESCOLA RIACHUELO DA VILA PLANALTO 2025

         Este projeto tem como finalidade trabalhar na escola e na comunidade escolar com professores e alunos de forma participativa, mostrando a importância da Educação Fiscal para a construção de uma escola justa e digna. Focando, também, na conscientização da sociedade sobre a função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a mesma, bem como entender o papel de Estado e sua capacidade de financiar as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública. Somos sabedores que a Educação Fiscal na prática educacional deve ser vivenciada em todas as disciplinas oferecendo uma oportunidade aos alunos de praticarem atitudes cidadãs, tão necessárias nos dias de hoje.

Visto que projetos didático-pedagógicos que focam a Educação Fiscal se justificam pelo fato da escola ser um local de construção de possibilidades que viabilizam a compreensão da realidade e a formação de cidadãos atuantes no meio rural em que vivem. As ações educativas devem ser desenvolvidas na promoção da cidadania e dos interesses coletivos, construindo valores e indivíduos socialmente responsáveis, voltados para a justiça fiscal, com vistas ao bem comum e a melhoria da qualidade de vida.

 Com intuito de despertar o interesse pela participação de todos cidadãos nesse processo, é preciso sensibilizar a comunidade para o exercício da cidadania, possibilitando aos indivíduos vivências e conhecimentos. Para iniciar esse processo, a escola é um espaço produtivo, pois viabiliza que a comunidade escolar participe e contribua para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sociedade, através da abordagem de temas transversais de forma interdisciplinar com projetos pedagógicos, projetos de pesquisa, estudantes e professores protagonistas na construção e ampliação do conhecimento envolvendo a Educação Fiscal.

E por esse motivo que a Escola Riachuelo da Vila Planalto participou do projeto da CRESOL “ Mesadinha” com a turma do 3º e o 4º e 5º ano com o projeto “Um olhar para o futuro”. Com a agência do SICOOB as turmas do 5º, 7º e 9º anos participaram do concurso cultural e o 2º e 4º ano com o projeto “Financinhas”.

Os alunos tiveram várias orientações e temas relacionados ao assunto que foram aplicadas durante o período escolar, como teorias, histórias, vídeos, música, o mercado lúdico, onde as crianças trouxeram mercadorias e venderam umas para as outras, observando o troco e o preço de venda e a nota fiscal. Fizeram a visita na agência do CRESOL e do SICOOB como ponto de culminância do projeto.

Também foi trabalhado com o 1º ano, “ O sanduiche da Maricota” onde após a história e interpretação, desenvolveram em um segundo momento a ida no mercado, onde foi comprado os ingredientes do sanduíche, exigiram então a “ Nota Fiscal ” e em seguida foram à casa da Professora Glades para saborear o sanduíche regado de inúmeras brincadeiras e vários aprendizados. Também nos anos finais os alunos do 9º ano, durante a semana da festa junina, confeccionaram cartões e enfeites para vender na festa como também doces e algumas brincadeiras e com o valor que foi arrecadado irão custear as despesas da formatura como bolo, docinhos e refrigerantes.

Anexos:

                                                   HISTÓRIA DA MARICOTA

NO MERCADO

                                             ATIVIDADES COM O 8º E 9º ANO

             PROJETO “JANELA DOS SONHOS”

TRABALHO DE REFLEXÃO SOBRE PROJETOS PARA A MINHA VIDA.

ALGUMAS ILUSTRAÇÕES DO PROJETO:

OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO EXPLORAR JOGOS RELACIONADOS AO TEMA:

“A EDUCAÇÃO FISCAL TRANSFORMA O CONTRIBUINTE PASSIVO EM UM CIDADÃO ATIVO, QUE NÃO APENAS PAGA IMPOSTOS, MAS TAMBÉM EXIGE E FISCALIZA O RETORNO EM SERVIÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE”.

Fonte: Administração Municipal de Crissiumal
Portal Diário