A Câmara Municipal de Vereadores “Jeovani Paulo”, de Humaitá, realizou na segunda-feira (22 de dezembro de 2025) a Sessão Ordinária nº 1316, marcada pela análise e votação de importantes matérias para a administração municipal. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Legislativo, José Mauri Chassot, com a presença de todos os vereadores.

Entre os principais destaques da sessão esteve a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei nº 123/2025, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Humaitá para o exercício financeiro de 2026. A proposta foi aprovada com emendas de bancada e emendas individuais.
Também foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei nº 132/2025, que autoriza a contratação emergencial de um nutricionista, e o Projeto de Lei nº 137/2025, que dispõe sobre a abertura de crédito suplementar adicional no valor de R$ 583 mil, oriundos de excesso de arrecadação e redução orçamentária.
Já os projetos que tratam da contratação emergencial de servidores receberam aprovação por 5 votos a 4. Entre eles estão o Projeto de Lei nº 133/2025, que autoriza a contratação de até quatro professores de educação infantil e anos iniciais; o Projeto de Lei nº 134/2025, para contratação de até três motoristas; o Projeto de Lei nº 135/2025, para contratação de um operador de máquinas; e o Projeto de Lei nº 136/2025, que autoriza a contratação de até três servidores para serviços gerais. Votaram contra os vereadores Anita Maria Schneider Ludwig, Djenifer Kirch Kipper, Décio Francisco Petry e Maurício Cardoso.
Durante a sessão, os vereadores também aprovaram por unanimidade a Moção de Apoio nº 02/2025, de autoria do presidente da Casa, José Mauri Chassot, em apoio ao Projeto de Lei nº 412/2025, do deputado estadual Paparico Bacchi, que propõe a proibição da reconstituição de leite em pó importado para venda como leite fluido no Rio Grande do Sul.
Outras duas proposições de autoria do vereador Décio Francisco Petry, com apoio da bancada do MDB, também foram aprovadas por unanimidade. A Proposição nº 039/2025 sugere ao Executivo Municipal a aquisição de um lote urbano para viabilizar a permanência da sede administrativa da Cresol em Humaitá, preservando empregos e recursos econômicos no município. Já a Proposição nº 040/2025 propõe o asfaltamento de diversas ruas do Bairro Operário, incluindo trechos das ruas Nilo Peçanha, Marques do Herval, Bento Gonçalves, Eugen Rodolfo Kreher e Castelo Branco.
A sessão reforçou o papel do Legislativo humaitense na discussão e aprovação de matérias relevantes para o desenvolvimento do município.
Fonte: Administração Municipal de Humaitá
Portal Diário















