Escrito por 13:42 Esporte

Vamos falar de dupla grenal

A Dupla Grenal e o clássico 449: expectativas para o primeiro duelo de 2026

Em semana de Grenal, o maior clássico do futebol brasileiro chega ao seu capítulo 449 da história. O confronto acontece no próximo domingo, 25 de janeiro, às 20h, no estádio Beira-Rio, válido pela 5ª rodada do Campeonato Gaúcho. É o primeiro encontro entre Grêmio e Internacional em 2026 — e, como sempre, um jogo que vale mais que três pontos.

Grêmio: esperança renovada e reforços de peso

O Grêmio inicia a temporada sob o comando do técnico português Luís Castro, que vem utilizando todo o elenco nas primeiras rodadas do Gauchão, testando alternativas e dando espaço aos jovens da base.

Os destaques neste começo de ano são Tiaguinho e Roger, que têm mostrado personalidade e qualidade em campo. A diretoria gremista também se movimentou forte no mercado: contratou o atacante Tetê, revelado pelo clube e que retorna após anos na Europa; trouxe o lateral Caio Paulista, o atacante colombiano Enamorado e o goleiro Weverton, multicampeão pelo Palmeiras e também renovou com goleiro Gabriel Grando.

Por outro lado, o clube negociou alguns atletas como Jemerson, Lucas Esteves, Ronald, João Lucas e Camilo, mas ainda busca enxugar a folha salarial, especialmente com jogadores pouco utilizados e contestados como Pavón, Volpi e Aravena e se fala em fim de ciclo do ídolo Walter Kanemann.

A grande baixa segue sendo o colombiano Monsalve, que mais uma vez está lesionado e ficará fora por cerca de três meses. Mesmo assim, o torcedor vive um clima de expectativa positiva, principalmente com a fase goleadora de Carlos Vinícius, que soma 15 gols em 17 jogos e se apresenta como o homem de confiança para o ataque tricolor.

Internacional: incertezas e novos caminhos

O Internacional também inicia o ano com um novo comandante o uruguaio Paulo Pezzolano, conhecido pelo título da Série B com o Cruzeiro. A principal noticia entorno do técnico, até o momento, é a sua ausência nos jogos disputados no interior pelo Gauchão.

No mercado, o Colorado anunciou o meia Paulinho Paula, o zagueiro equatoriano Félix Torres e o volante argentino Rodrigo Villagra, ex-CSKA da Rússia. A maior perda foi o zagueiro Vitão, destaque do time nos últimos anos, vendido ao Flamengo.Assim como o rival, o Inter tem usado equipes alternativas nas primeiras rodadas. O jovem ganês Benjamim Arhin, de apenas 19 anos, surge como uma das boas surpresas deste início de temporada.

No entanto, o torcedor colorado ainda convive com dúvidas e problemas que vêm desde o ano passado e que quase levou a equipe a série B:

• Rochet merece permanecer como titular? Tiago Maia, novamente lesionado, vai ficar ou sair pro Santos? Qual será o desempenho de Borré em 2026? A lateral-direita será reforçada? O setor de marcação com Bernabei terá mais equilíbrio?

O Grenal é sempre diferente. Mesmo em início de competição, com jogadores ainda retomando o ritmo e buscando entrosamento, a rivalidade fala mais alto.
E quando a bola rolar, não há dúvidas, o que vale é a tradição, a rivalidade e viveremos mais um capítulo do maior patrimônio esportivo do Rio Grande do Sul.

Notícias Regionais
A Libertadores Regional Concrepassos 2025/26 voltou neste último domingo com partidas em Humaitá. Pela categoria principal, Associação Humaitá e Tupi de Três Passos empataram em 1×1. No aspirante, vitória da equipe de Três Passos por 2×1.
Já em Três Passos, no campo do Grêmio União, com mando de campo do CMD Bom Progresso, tivemos:
• No aspirante: Aimoré de Sede Nova 1×1 CMD Esperança
• Na categoria principal: CMD Bom Progresso 3×3 CMD Esperança

João Carlos C. Ferreira
Coluna Esportiva — Tribuna / Portal Diário
(55) 996475505
insta: jcfjoaozinho