Escrito por 15:59 Geral

Câmara de Crissiumal realiza primeira Sessão Ordinária de 2026 com ampla pauta de projetos

A Câmara Municipal de Vereadores de Crissiumal realizou na noite dessa segunda-feira (2) a primeira Sessão Ordinária de 2026, no Plenário Jeferson Arndt de Carvalho. A reunião marcou o início oficial dos trabalhos legislativos do ano e contou com uma pauta extensa, com 30 Projetos de Lei em análise.

Durante a sessão, as soberanas do 3º Festival Internacional de Folclore estiveram presentes e foram oficialmente apresentadas aos vereadores, em um momento de integração entre o Legislativo e a comunidade.

Dos projetos em pauta, o Projeto de Lei nº 021/2026 foi retirado para devolução ao Executivo Municipal. Já os Projetos nº 001/2026, que trata da Nova Lei do Esporte, e nº 014/2026, que declara de interesse público o asfalto em estrada rural, foram baixados por solicitação do vereador Vilmar Dutra (PP). O Projeto nº 006/2026, que previa a contratação emergencial de operadores de máquinas e motoristas, foi baixado a pedido do vereador Rafael Medina (PSB), que também solicitou a convocação do secretário municipal de Obras para debater a matéria.

Ao longo da sessão, a maioria dos projetos foi aprovada, abrangendo áreas como educação, saúde, assistência social, infraestrutura e valorização dos servidores públicos. Entre os destaques estão a alteração na Lei de Auxílio Estudo, mudanças no Código de Obras, ampliação de vagas para professores, diversas contratações emergenciais, além da aprovação de convênios e abertura de créditos para investimentos na saúde e no Hospital de Caridade de Crissiumal.

A revisão geral de 4,26% nos vencimentos dos servidores municipais foi aprovada com cinco votos favoráveis, enquanto os vereadores Suelen Cocco (MDB), Rafael Medina (PSB) e Gilberto Volpatto (Republicanos) se abstiveram. Também foi aprovado por unanimidade o aumento do vale-alimentação dos servidores para R$ 440,00.

Projetos que autorizaram a abertura de créditos para programas de saúde, como o PMAQ, Rede Bem Cuidar, qualificação da puericultura, pagamento de profissionais da saúde e convênio com o Hospital de Caridade, também receberam aprovação unânime.

Ao final dos trabalhos, foi anunciado que os vereadores voltam a se reunir em Sessão Extraordinária no dia 16 de fevereiro de 2026.

Portal Diário