Escrito por 15:04 Clima

Defesa Civil alerta para temporais nas regiões Norte e Noroeste nesta semana

Um aviso meteorológico da Defesa Civil deixa as regiões Norte e Noroeste do RS em alerta. Nos próximos três dias, o acumulado de chuva pode chegar a 130 milímetros (mm), conforme avisos publicados no domingo (4).

O prognóstico do Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual aponta para chuva moderada a forte acompanhada de raios e temporais isolados com eventuais rajadas de vento. O alerta vale entre a quarta (7) e sexta-feira (9).

Na quarta-feira, a região deve ter chuvas de até 20 milímetros e a instabilidade segue na quinta (😎, com a possibilidade de chuvas mais fortes e persistentes, além de temporais isolados. A precipitação deve ficar na mais uma vez na casa dos 20mm, com rajadas de vento entre 50km/h e 80km/h.

Já na sexta-feira, os acumulados podem chegar a 90mm na região, com chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e temporais isolados com eventual queda de granizo. As rajadas de vento associadas às instabilidades devem ficar entre 50km/h e 70 km/h.

Alerta hidrológico

No noroeste gaúcho, na região de Ijuí, o estado também é de atenção para a condição hidrológica dos municípios.

Isso porque o acumulado de chuva alerta para o risco de cheias em pequenos rios, córregos e arroios, podendo causar transtornos nas regiões próximas, assim como a lenta elevação dos rios maiores.

Além disso, o aviso chama a atenção para risco de alagamentos pontuais em regiões urbanas conforme as intensidades das chuvas, podendo ser agravado pela drenagem ineficiente.

Orientações

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue sob árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda

Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia da sua residência.

Em caso de emergência, contate a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: MB Notícias com informações de GZH

Foto: Defesa Civil do RS / Divulgação