Escrito por 12:19 Clima

Mais de 60% dos municípios gaúchos decretaram situação de emergência devido à estiagem

Dados do painel de monitoramento da Defesa Civil estadual apontam que 312 municípios do Rio Grande do Sul já decretaram situação de emergência devido à estiagem. O número representa que 62% dos municípios gaúchos estão nessa lista em razão da seca e falta de chuvas. A faixa oeste do Estado é a mais atingida. As regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Noroeste têm quase todos os municípios em situação de emergência.

O painel estadual também mostra que 66 municípios informaram problemas no fornecimento de água devido à situação de estiagem. A maioria deles relata períodos de interrupção no abastecimento ao longo do dia. Dentre eles, ao menos cinco estão com racionamento devido ao baixo nível dos reservatórios. São eles: Bagé, Hulha Negra, Maçambará, Santa Margarida do Sul e Senador Salgado Filho.

Situação na Região Celeiro:
Na Região Celeiro, entre os 21 municípios integrantes da Amuceleiro, apenas um não decretou emergência pela estiagem: Vista Gaúcha. Todas as demais prefeituras emitiram decretos.

As publicações das prefeituras de Barra do Guarita, Braga, Esperança do Sul, Miraguaí, São Valério do Sul e Inhacorá já foram reconhecidas oficialmente pela União. Já Derrubadas, Coronel Bicaco e Campo Novo obtiveram a homologação estadual, mas seguem no aguardo do reconhecimento federal.

Com decretos ainda aguardando a homologação estadual estão: Tiradentes do Sul, Crissiumal, Bom Progresso, Chiapetta, Três Passos, Tenente Portela, Santo Augusto, Humaitá, São Martinho, Redentora e Sede Nova.

Foto: Reprodução / Internet

Fonte: Rádio Alto Uruguai – Com informações de GZH