Escrito por 19:15 Crissiumal

AGRICULTOR DE 74 ANOS SE FORMA EM AGRONOMIA EM CERRO LARGO

Aos 74 anos, Bronildo José Wenzel subiu ao palco, vestiu a beca e realizou um sonho guardado por décadas: se formou engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em Cerro Largo (RS).

Um sonho que nasceu ainda na infância. Filho de agricultores, Bronildo sempre quis estudar, mas a prioridade era sobreviver — ele e mais 10 irmãos ajudavam a manter a lavoura viva.

“Era dali que era a sobrevivência. Foi um período realmente mais difícil, passava a noite no trator”, conta.

O tempo passou. Ele casou. Criou os filhos. E mesmo sem ter conseguido cursar uma faculdade naquela época, fez questão de ver os filhos formados na faculdade.

Mas Bronildo não queria apenas torcer. Queria voltar ao ponto de partida e recomeçar.

Estudou para o Enem. Foi reprovado na primeira vez.

Mas não desistiu. Na segunda tentativa, tirou uma nota que o colocou em 22º lugar na classificação geral.

“É só correr atrás, essa que é a verdade. As coisas estão colocadas e a pessoa é que tem que se mexer e realizar, arregaçar as mangas. Para a gente ter uma vida plena, é preciso ter sempre um objetivo a ser alcançado, e isso é uma medida salutar para cada pessoa que quer atingir certa idade. Então, quando o objetivo não está mais presente, parece que não adianta mais nada, a pessoa vai se entregando por si só, e isto faz a diferença. Esse objetivo, seja qual for, sempre vale a pena”, finalizou.

Fonte: G1

📸: Reprodução / RBS TV