Escrito por 18:22 Crissiumal

Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes tem início nesta segunda-feira

Teve início nesta segunda-feira (6) em todo o país a Campanha Nacional de Multivacinação, voltada para crianças e adolescentes com até 14 anos. A mobilização busca atualizar as cadernetas de vacinação e garantir que todos estejam com o esquema vacinal em dia. No Rio Grande do Sul, o público-alvo chega a cerca de 1,8 milhão de pessoas.

A ação segue até o dia 31 de outubro, com destaque para o Dia D da Multivacinação, marcado para o sábado, 18 de outubro, quando postos de saúde estarão com atendimento ampliado para facilitar o acesso das famílias.

A Secretaria Estadual da Saúde reforça que os responsáveis devem levar a caderneta vacinal ao comparecer às unidades de saúde, para que os profissionais avaliem as doses em atraso ou que precisam ser aplicadas conforme a faixa etária.

Ao todo, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza 19 vacinas para este público, incluindo proteção contra doenças como poliomielite, sarampo, pneumonia, HPV e Covid-19. A vacinação é seletiva, ou seja, somente as doses em falta ou atrasadas serão aplicadas.

Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul vem apresentando avanços na cobertura vacinal, com destaque para imunizantes como pentavalente, tríplice viral, pólio e pneumocócica, que ultrapassaram 90% de cobertura em 2024. Além disso, houve ampliação da faixa etária para a vacina contra o HPV, que agora pode ser aplicada também em adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não tenham se vacinado.

A campanha, que começou hoje, tem como objetivo não apenas atualizar os esquemas de vacinação, mas também fortalecer a proteção coletiva contra doenças já eliminadas ou controladas no país, como o sarampo, cuja reintrodução segue sendo um risco devido à circulação do vírus em outros continentes.

Portal Diário