
O céu do Brasil será palco de um espetáculo raro, neste sábado (9): a Lua do Esturjão, fenômeno que ocorre apenas uma vez por ano, em agosto, e que neste ano também será uma Super lua quando o satélite está mais próximo da Terra, aparecendo maior e mais brilhante.
Segundo a NASA, o auge será às 4h55, mas a Lua poderá ser vista do pôr do sol até o amanhecer de domingo (10), desde que o tempo esteja limpo.
Origem do fenômeno Lua do Esturjão
O nome vem de tribos nativas da América do Norte, que pescavam o esturjão, um peixe gigante de água doce, com mais facilidade nessa fase da Lua Cheia de agosto. Culturas antigas dos Estados Unidos e da Europa costumavam nomear as luas cheias com base nas estações, colheitas e atividades típicas de cada época.
O que é o fenômeno esturjão
O esturjão é considerado um “fóssil vivo”, pois não sofreu mudanças evolutivas significativas desde a pré-história. Pode medir até 3,5 metros e pesar 90 kg, com fêmeas que chegam a viver 150 anos. A reprodução é lenta: apenas a cada quatro anos, após cerca de 20 anos de maturidade. Hoje, as 26 espécies conhecidas estão ameaçadas de extinção pela pesca predatória e poluição.
Como ver o Fenômeno no Brasil
Para aproveitar o espetáculo, especialistas recomendam:
- Locais com baixa poluição luminosa, como áreas rurais ou parques afastados;
- Praias e campos, que oferecem visão ampla do céu;
- Mirantes e observatórios, que proporcionam um horizonte mais aberto.
Foto: Canva/Visor
Fonte: Três Passos News