Escrito por 17:48 Crissiumal

Mostra no MEA reúne o trabalho de mulheres que participam de formação gratuita de bordado em pedrarias

Iniciativa patrocinada pela John Deere, projeto une arte, empreendedorismo e empoderamento feminino com exposição e show gratuito de Clarissa Ferreira

Entre os dias 19 e 23 de agosto, o Memorial da Evolução Agrícola – MEA, reúne cerca de 100 mulheres que participarão do projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil – Bordando Sonhos, por meio de cursos gratuitos de bordado em pedrarias voltados a mulheres a partir de 14 anos. No dia 24 de agosto, às 14h, acontece o evento final com exposição das camisetas bordadas em pedrarias durante o curso. As peças poderão ser comercializadas durante a Mostra, com a renda direcionada a cada criadora, como forma de incentivo ao empreendedorismo. A Mostra é gratuita e conta, ainda, com o show “La Vaca” da multiartista Clarissa Ferreira, que também tocará às 17h, na edição do Acústicos MEA.

A proposta do projeto tem foco no empoderamento feminino, na geração de renda e no fortalecimento da inclusão social por meio da arte. Sob orientação da artista Fernanda Nadal, as participantes terão acesso a uma formação completa, combinadas com palestras sobre sustentabilidade na moda e empreendedorismo feminino, mercado de trabalho, produção de conteúdo e uma oficina de sensibilização feminina, além de receberem o kit completo de bordado em pedrarias e uma bolsa-auxílio no valor de R$ 350,00. No evento, serão entregues certificados para comprovação da formação recebida.

“Cada ponto bordado carrega a delicadeza da técnica, a história e o potencial de transformação de cada mulher que participa. Nosso objetivo é que essas participantes ganhem uma nova habilidade, mas também mais confiança, autonomia e novas perspectivas para construir seu próprio caminho”, comenta Fernanda Nadal, idealizadora e coordenadora do projeto.

O projeto, que está em sua 6ª edição, já formou 896 mulheres em 11 cidades e pretende capacitar e proporcionar uma oportunidade para quem deseja aprender uma nova técnica artesanal, ampliar seus horizontes criativos ou iniciar uma nova fonte de renda. O projeto A Arte de Bordar pelo Brasil: Bordando Sonhos, Pronac 247803, é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução e, em Horizontina/RS, conta com patrocínio da John Deere e Apoio Cultural do MEA – Memorial da Evolução Agrícola. A Coordenação Geral é da Fernanda Nadal e a Produção Executiva é da Amora Produções Culturais.

Plataforma Digital e Mentoria Exclusiva

O projeto também contempla a possibilidade de inclusão dessas mulheres na Plataforma Digital Bordadeiras do Brasil, que foi criada para possibilitar a divulgação do trabalho das participantes que tenham a intenção de dar continuidade a trabalhos na área, junto a pessoas e empresas interessadas na mão de obra com o bordado em pedrarias.

Ainda, serão selecionadas 20 mulheres que receberão acesso por três meses ao conteúdo do Clube Criativo, um clube de assinaturas idealizado por Fernanda Nadal, que tem como intuito transformar talento em oportunidade. Durante o período, as contempladas receberão materiais e vídeo-aulas com conteúdos exclusivos, além de realizar um encontro mensal on-line ao vivo com a artista. Os encontros ocorrerão por meio da Plataforma Google Meet e terão duração de uma hora cada. Tanto para a Plataforma quanto para a Mentoria Exclusiva, para a seleção das mulheres será levado em conta o comprometimento em aula, capricho nos pontos aprendidos e criatividade na criação da obra final. Para saber mais sobre a Plataforma, acesse: https://www.bordadeirasdobrasil.com.br/.

SERVIÇO

A Arte de Bordar pelo Brasil – Bordando Sonhos | Mostra final com exposição e show da multiartista Clarissa Ferreira

Quando: 24 de agosto

Horário: 14h às 18h

Onde: Memorial da Evolução Agrícola – MEA (Rua Duque de Caxias, 335, Horizontina/RS)

Fotos disponíveis no link aqui.

Sobre Fernanda Nadal

Fernanda Nadal é designer de bordados em pedrarias, professora, empresária e escritora na área da moda. Com pós-graduação em Moda e Cultura pela UEL e MBA pela USP, estudou também na École Lesage, em Paris. Durante 20 anos (2002-2022), teve seu próprio ateliê, criando bordados exclusivos.  Em 2021, foi destaque na exposição “A Arte da Moda” ao lado de Dior e Chanel, no Farol Santander. Em 2019, Fernanda Nadal iniciou o projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil”, com o objetivo de ensinar mulheres de baixa renda a arte de bordar em pedrarias, promovendo sua inserção no mercado de trabalho. A primeira turma, em Ponta Grossa/PR, formou mais de 30 mulheres, muitas delas empregadas em menos de dois meses. Em 2020, o projeto foi aprovado pela Lei Rouanet, garantindo a continuidade dos cursos gratuitos. Desde 2022, o projeto conta com patrocínios incentivados, expandindo seu alcance e sucesso a cada ano. Em 2023, lançou o livro “A Arte de Bordar” e, em 2024, fundou o Clube Criativo, primeiro clube de assinatura de bordados em pedrarias na América Latina, impactando mais de 3.500 alunas em 9 países.

Sobre a Amora Produções Culturais

Fundada em 2012 na cidade de Porto Alegre, atua na gestão de projetos culturais via editais e leis de incentivo. Dentre os principais trabalhos já realizados destacam-se a Produção Executiva do projeto Bibi: Biblioteca Itinerante (várias cidades 2023-2025), Produção Executiva do projeto Blitz da Alegria (várias cidades, 2022-2025), Produção executiva do projeto A Arte de Bordar (várias cidades, 2022–2025) e Culturatech (Esteio e Novo Hamburgo – 2025).

Sobre o MEA

O MEA – Memorial da Evolução Agrícola é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto John Deere, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), e tem como patrocinadores master a John Deere Brasil e SLC Agrícola. Ocupa uma área de 64 mil m2 em Horizontina, no Rio Grande do Sul, proporcionando atividades de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer. De forma tecnológica e imersiva, o MEA conta a história da agricultura brasileira com o objetivo de provocar, trocar e produzir conhecimento em prol da sociedade e da diversidade cultural e ambiental. Todas suas atividades culturais, educativas e de bem-estar são oferecidas gratuitamente e de classificação livre. Conta com amplo estacionamento gratuito para os visitantes. Além do espaço da exposição de longa duração e das oficinas culturais e das sala multiuso, o complexo tem quadras esportivas, academia a céu aberto, parquinhos para crianças de até 12 anos, amplo espaço para práticas ao ar livre, John Deere Store e a unidade Senai Horizontina (RS). ‍Todas as atividades do MEA são gratuitas e de classificação livre. Estacionamento exclusivo para visitantes. Prédio do Memorial: de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h (entrada na exposição até às 16h30). Área externa do MEA: de terça a domingo e feriados, das 8h às 22h.

Fonte: MEA