Escrito por 14:20 Crissiumal

Polícia prende quatro suspeitos por tráfico de drogas sintéticas e aplicação do golpe dos nudes em operação no RS

Ações ocorreram em Estância Velha e Charqueadas, com prisões e apreensões de armas e drogas.

A Polícia Civil realizou, nesta quarta-feira (30), uma operação contra um grupo suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas sintéticas e aplicação do golpe conhecido como “nudes”, em Estância Velha, no Vale do Sinos, e em Charqueadas, na Região Carbonífera. A ação resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de seis quilos de maconha, três revólveres e diversas munições.

Segundo as autoridades, os criminosos também estariam ligados a golpes virtuais que causaram prejuízos superiores a R$ 20 mil. Pelo menos seis vítimas foram identificadas até agora.

As investigações apontam que o grupo criava perfis falsos nas redes sociais, fingindo ser adolescentes do sexo feminino. Por meio desses perfis, trocavam mensagens íntimas com as vítimas e, posteriormente, exigiam dinheiro para que supostas imagens comprometedoras não fossem divulgadas ou denunciadas.

A operação, batizada de Red Bullet, cumpriu quatro mandados de prisão (dois preventivos e dois temporários) e cinco de busca e apreensão. Dois dos alvos já estavam presos na Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas, e também foram investigados por participação no esquema.

As investigações começaram em abril do ano passado, após a prisão em flagrante de dois suspeitos por tráfico de drogas no bairro Sol Nascente, em Estância Velha. Na ocasião, quatro celulares, comprimidos de ecstasy e um veículo foram apreendidos. A análise dos celulares revelou a existência de uma organização criminosa atuando na região, tanto no tráfico quanto em fraudes digitais.

— A apreensão dos aparelhos permitiu identificar novos integrantes do grupo, a estrutura da organização e a prática paralela do golpe dos nudes — explicou o delegado Ewerton Melo, da 1ª Divisão de Investigações do Narcotráfico (1ª DIN), vinculada ao Denarc.

Ainda de acordo com o delegado, o grupo tentou aplicar o golpe em vítimas de diversos Estados, e um dos homens chegou a repassar R$ 18 mil aos criminosos.

Com a operação de hoje, a polícia pretende esclarecer a relação entre os envolvidos e concluir o inquérito.

Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

Fonte: GZH