
Porto Alegre – O Rio Grande do Sul se prepara para uma montanha-russa climática nas próximas duas semanas. De acordo com a MetSul Meteorologia, o estado viverá um período de extremos, alternando entre frio intenso e temperaturas muito acima da média. A previsão é que a semana que se inicia ainda seja dominada pelas baixas temperaturas, mas uma forte onda de calor deve tomar conta do estado na semana seguinte.
Uma nova massa de ar frio, com trajetória marítima, está prevista para chegar ao território gaúcho no meio da semana. Embora menos potente que a que influenciou o final de semana, esta nova incursão de ar frio prolongará o período de temperaturas baixas, trazendo madrugadas frias com marcas negativas. A previsão é de que as temperaturas continuem abaixo de zero no começo da semana e sigam negativas na segunda metade, garantindo mais dias gelados.
A MetSul, no entanto, aponta para uma “virada no tempo” na semana seguinte. Dados de modelos meteorológicos indicam um forte aquecimento, com a entrada de ar quente no estado. O fenômeno, que já é historicamente comum na segunda metade de agosto, pode trazer dias de calor, com temperaturas elevadas em diversas tardes da semana que vem.
Foto: Portal Diário
Edição: Portal Diário
Fonte: MetSul Meteorologia