Escrito por 16:48 Agricultura, Destaque, Estado, Regional

Campo Novo sedia nesta quinta-feira a Abertura Nacional da Colheita de Trigo 2025

O município de Campo Novo é palco, nesta quinta-feira (9), da Abertura Nacional da Colheita de Trigo 2025, um dos eventos mais importantes do calendário agrícola brasileiro. A programação é promovida pela Cotricampo, em parceria com o Canal Rural, e reúne produtores, pesquisadores, lideranças do setor e autoridades de todo o país.

As atividades iniciaram às 8h30, com uma manhã de campo voltada à troca de conhecimento técnico. Palestras abordam temas como o posicionamento de cultivares de trigo e soja, ministrada pelo engenheiro agrônomo Tiago Horbe; manejo de azevém na cultura do trigo, com Mario Bianchi; além da importância do trigo no sistema produtivo e seus benefícios para a rotação de culturas, com Rodolfo Richter. Também será debatido o uso de bioinsumos na agricultura, tema cada vez mais presente no campo.

A programação segue até o meio-dia, com pausa para o almoço, e retorna às 14h30 com painéis técnicos e debates. O primeiro discutirá qualidade, autossuficiência e soberania na produção de trigo, com participação de Jorge Lemainski (Embrapa Trigo) e dos pesquisadores Letícia Mir e Guillermo Donaire, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA).

Em seguida, ocorre um panorama sobre o mercado nacional e internacional do trigo, mediado por Jonathan Pinheiro, da Stonex Consultoria. O encerramento dos painéis será marcado pela palestra “O eterno desafio do clima e o que vem por aí”, conduzida por Arthur Muller, do Canal Rural.

A partir das 16h, ocorre o momento mais aguardado do evento: a dinâmica de campo com a colheita simbólica do trigo, que marca oficialmente o início da colheita nacional da safra 2025. A cerimônia contará com a presença de autoridades estaduais e federais, incluindo o vice-governador Gabriel Souza, além de representantes de entidades e cooperativas do setor.

Com foco em inovação, sustentabilidade e fortalecimento da triticultura, o evento reforça o papel do Rio Grande do Sul como um dos principais produtores de trigo do Brasil e celebra o trabalho dos agricultores que impulsionam o desenvolvimento do campo.

Fonte: Portal Diário
Fotos: Divulgação/Samuel Jungblut