O auditório da sede da Sicredi Ouro Branco RS/MG, em Teutônia, foi palco, em 17 de outubro, da cerimônia que marcou a conclusão da primeira turma do MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas de Crédito – In Company, promovido em parceria entre a FAHOR e o Colégio Teutônia. O momento celebrou a formação de 33 colaboradores da cooperativa, que concluíram a jornada acadêmica com êxito.

Realizado entre abril de 2024 e setembro de 2025, o MBA foi composto por 30 disciplinas, ministradas por 29 professores, voltadas ao desenvolvimento de competências estratégicas, de gestão e de liderança no cooperativismo financeiro. Essa formação reafirma o compromisso da FAHOR em promover educação executiva conectada às demandas do setor cooperativo, com foco em excelência, propósito e inovação.
O coordenador do MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas de Crédito da FAHOR, professor Jonas Silva, destacou a importância da parceria entre as instituições.
“Foi uma excelente parceria entre a FAHOR e o Colégio Teutônia, para atender uma turma de profissionais altamente engajados do Sicredi Ouro Branco. O diferencial deste MBA é justamente a integração entre instituições educacionais e o setor cooperativo, com um currículo alinhado às necessidades do Sicredi, respeitando o calendário das cooperativas e proporcionando experiências práticas e inovadoras”, afirmou.
Os MBAs em Gestão de Cooperativas de Crédito oferecidos pelas instituições da Rede Sinodal de Educação são reconhecidos pelo MEC e se consolidaram como referência na formação de lideranças cooperativas, resultado da cooperação e do comprometimento entre as instituições e cooperativas envolvidas.
Estiveram presentes o coordenador Jonas Silva, o diretor da FAHOR prof. Sedelmo Desbessel, o vice-diretor prof. Marcelo Blume, o diretor executivo da ISAEC Bolco Hoppe, e a diretora do Colégio Teutônia Fabiane Wommer. Também participaram a gerente de Pessoas e Cultura da Sicredi Ouro Branco, Daiani Tirp Mattuella e o presidente da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Neuri Abel, que destacou o valor do investimento em educação para o fortalecimento do cooperativismo.

O encerramento simbolizou o início de novos desafios e reafirmou a força da parceria entre instituições educacionais e o movimento cooperativo, em prol da qualificação e do desenvolvimento humano.
Fonte: FAHOR
Portal Diário