Escrito por 08:37 Estado, Geral, País, Saúde

Cartão do SUS será unificado com CPF até 2026

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) passará a utilizar o CPF como identificador único dos usuários do SUS, substituindo o antigo número. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pelos ministérios da Saúde e da Gestão e Inovação.

Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

A previsão é que 111 milhões de cadastros sejam inativados até abril de 2026. Desde julho, 54 milhões já foram suspensos. Atualmente, o SUS conta com 286,8 milhões de registros ativos, dos quais 246 milhões já estão vinculados ao CPF.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pacientes sem CPF continuarão sendo atendidos normalmente. Para emergências, será possível gerar um cadastro temporário válido por um ano. Povos indígenas, ribeirinhos e estrangeiros seguirão com registro no Cadastro Nacional de Saúde.

O objetivo da unificação é garantir maior integração dos sistemas, ampliar a segurança das informações e permitir acesso simplificado ao histórico de vacinas e medicamentos. A medida faz parte de um processo de modernização que deve ser concluído até dezembro de 2026.



Edição: Portal Diário
Fonte: Agência Brasil