Escrito por 08:16 Geral

Antes da chegada do frio, RS enfrenta alerta de temporal nesta terça-feira

O Rio Grande do Sul está em alerta para a ocorrência de temporais nesta terça-feira (27), devido à formação e ao avanço de uma frente fria que atravessa o Estado. A instabilidade antecede uma intensa onda de frio prevista para os próximos dias e pode causar diversos transtornos à população.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há dois alertas de tempestade em vigor. O primeiro abrange quase todo o território gaúcho — com exceção de áreas próximas à divisa com Santa Catarina — e indica risco de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Também há possibilidade de alagamentos, queda de galhos e danos em plantações.

O segundo alerta é mais grave e atinge o extremo Oeste do Estado, onde são esperados volumes de chuva mais expressivos e ventos intensos. Nessa região, o risco de cortes de energia elétrica e alagamentos é considerado mais elevado.

A Climatempo informa que as rajadas de vento podem variar entre 70 e 90 km/h, podendo ultrapassar os 100 km/h de forma isolada, principalmente nas regiões da Campanha, Oeste e Missões. Os acumulados de chuva devem ficar entre 30 e 50 milímetros por dia no Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões e Noroeste. Nas demais áreas, os volumes devem ser inferiores a 20 milímetros.

Queda Brusca de Temperatura

A instabilidade climática se mantém na quarta-feira (28), mas o destaque será a acentuada queda das temperaturas provocada pela chegada de uma massa de ar polar. A partir de quinta-feira (29), o frio se intensifica em todo o Estado e deve se estender até pelo menos a próxima terça-feira (3).

Conforme a Climatempo, há chance de temperaturas negativas, neve e chuva congelada na Serra Gaúcha. Na capital, Porto Alegre, os termômetros poderão registrar os menores valores do ano até agora.

A Defesa Civil orienta que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e tome medidas preventivas para enfrentar os efeitos do mau tempo e do frio intenso que se aproxima.

📷 Foto: Renan Mattos / Agência RBS
📌 Fonte: GZH