A Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) de Cruz Alta e a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul flagraram, na quarta-feira (22), plantio de soja fora de época em Santa Bárbara do Sul, ou seja, descumprimento do vazio sanitário da oleaginosa.

São aproximadamente 200 hectares numa propriedade, o que resultou na lavratura de autos de infração. Também foram identificadas irregularidades no uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas, inclusive produtos com uso proibido.
O produtor autuado tem prazo legal para apresentar argumentação na Defesa Agropecuária Estadual. O vazio sanitário da soja é medida essencial para o controle da ferrugem asiática.
As autuações aplicadas, caso não sanadas e ou justificadas no período determinado, podem chegar a 200 mil reais.

Oque é o Vazio Sanitario?
- O vazio sanitário da soja é um período determinado por órgãos de defesa agropecuária em que é proibido manter plantas vivas de soja no campo, seja cultivada ou voluntária (“soja guaxa”).
- O objetivo é interromper o ciclo do fungo causador da ferrugem asiática, uma das principais doenças da cultura, que pode causar grandes prejuízos.
- Assim, quando uma propriedade mantém soja nesse período, ela está descumprindo normas sanitárias e pode sofrer penalidades.
Redação: Portal Diário
Imagem: Divulgação
Fonte: DECRAB/Polícia Civil