Escrito por 11:00 Regional

Hospitais de Santa Rosa e Horizontina recebem intervenções artísticas com doutores-palhaços

Blitz da Alegria leva humanização através do riso e da poesia, prevendo 216 horas de intervenções no Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa, e no Hospital Oswaldo Cruz, de Horizontina.

A partir do dia 16 de maio, o Projeto Blitz da Alegria inicia a realização de intervenções artísticas com doutores-palhaços em duas instituições de acolhimento humano da região Noroeste. O Blitz acontece em diversas cidades do país e os municípios de Santa Rosa e Horizontina foram contemplados para receber a ação no Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa, e no Hospital Oswaldo Cruz, de Horizontina.

O projeto iniciou com uma capacitação em palhaçaria para os inscritos via formulário, no intuito de identificar e oferecer técnicas e métodos acerca do trabalho de doutores-palhaços em instituições de acolhimento. A partir da capacitação, 12 profissionais irão integrar o projeto de forma remunerada e, após um treinamento intensivo com um dos mais importantes artistas e pesquisadores de palhaçaria e clown do Brasil, Gilbert Diniz, realizarão visitas aos hospitais. A remuneração prevista é paga em formato mensal durante seis meses, de acordo com as visitas realizadas por cada integrante.

“As capacitações são fruto de um processo cuidadoso de seleção e preparação dos doutores-palhaços. Mais do que apresentações, buscamos criar encontros reais, humanos e acolhedores para apaziguar a dor das pessoas e proporcionar momentos de leveza. Levar o riso e a escuta sensível para dentro dos hospitais é uma forma potente de cuidado e humanização da instituição”, comenta Gilbert Diniz, idealizador e coordenador artístico do projeto.

Além do trabalho de humanização que o Blitz proporciona, “contribuímos para o movimento da economia local, gerando emprego e renda para profissionais das cidades contempladas”, comenta Francielle Daltrozo, coordenadora geral do Blitz da Alegria. Com o intuito de difundir o trabalho do clown junto às pessoas em situação de fragilidade e buscar a humanização dos espaços de acolhimento, o projeto Blitz da Alegria pretende proporcionar mais qualidade de vida através do riso e da poesia.

Ao todo, serão 72 visitas nas instituições, 216 horas de intervenções impactando cerca de 1200 pessoas, entre pacientes, acompanhantes e colaboradores das instituições. Além disso, 60 profissionais da saúde devem ser contemplados por um workshop em cada hospital, visando contribuir com a humanização da saúde no ambiente hospitalar.

O Projeto Blitz da Alegria é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), com o patrocínio da empresa John Deere, apoio cultural do Memorial da Evolução Agrícola – MEA e produção executiva da Amora Produções Culturais.

Sobre Gilbert Diniz

Ator e diretor mineiro, possui uma larga experiência de atuação em âmbito nacional e internacional, em hospitais e instituições de acolhimento social. Trabalha, ainda, com direção de espetáculos, preparação corporal, cursos, oficinas, jurado e preparador técnico em espaços regionais e nacionais em escolas, universidades, festivais e grupos de teatro. Participou de treinamentos com Jeremy James (Theatre Du Soleil), Philippe Gaulier, Thomas Leabhart, Hilary Chaplain, Escola de clown de Barcelona, através do prêmio bolsa residência artística (FUNARTE). É coordenador/fundador do projeto Clínica do Riso, (palhaços de hospital) Betim/MG em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim e Funarbe.

Sobre a Amora Produções Culturais – Produtora Executiva do projeto

Fundada em 2012 na cidade de Porto Alegre, e desde então, atua na gestão de projetos culturais via editais e leis de incentivo. Dentre os principais trabalhos já realizados destacam-se a Produção Executiva do projeto Bibi: Tem um livro no portão (Várias cidades 2023), Produção Executiva do projeto Blitz da Alegria (várias cidades, 2022), Gestão de programação do Espaço Cultural Stravaganza (Porto Alegre, 2022) e Gestão de projetos da Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro, 2023).

Mais informações no Instagram @amoraproducoesculturais

Fonte / Foto: MEA – Memorial da Evolução Agrícola